De acordo com a Capes/CNPq, a iniciação cientifica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação, potencialmente mais promissores, na pesquisa cientifica. É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno. Em síntese, a iniciação científica pode ser definida como instrumento de formação.
Desta maneira, a cada semestre a Faculdade Araguaia realiza o evento Jornada de Iniciação Científica, que em 2017/1 chegou à sua sétima edição. A programação reúne trabalhos acadêmicos de alunos, que são apresentados nos grupos de trabalho. A temática desenvolvida no evento foi a pauta norteadora do semestre nos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda – Sociedade Líquida: Mídia e Espetáculo.
Nesta edição, além da apresentação de trabalhos no GTs – durante duas noites –, a VII Jornada de Iniciação Científica dos Cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda contou com a realização de oficinas diversas e com a apresentação da última sessão do Projeto de Extensão Cineclube Araguaia 2017/1.