UniAraguaia marca 2024 com ações inovadoras e impacto social transformador

Em 2024, o Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia) mais uma vez integrou ensino, pesquisa e extensão, promovendo ações inovadoras e transformadoras. Estudantes, professores e coordenadores uniram esforços em projetos que unem  teoria e prática, beneficiando a sociedade por meio de oficinas, palestras e eventos que abrangeram áreas da saúde, engenharias e ciências humanas. Confira os destaques do ano: 

Projeto “Mãos que Vibram: Um Olhar para o Parkinson”

Em parceria com o Núcleo Integrado de Atenção à Saúde (NIATS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Associação Parkinson Goiás (Aspark-GO), a UniAraguaia iniciou o projeto “Mãos que Vibram”. Coordenado pelo professor Adriano de Oliveira Andrade (UFU) e pela professora Tatiana Carilly (UniAraguaia), o projeto envolveu cursos de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Estética, que ofereceram atendimentos, eventos de conscientização e criação de canais de informação sobre o Parkinson. (Acesse o canal aqui).  

Sustentabilidade Urbana

Os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental Sanitária com o apoio do Conselho Regional de Biologia (CRBio), promoveram o evento “Sustentabilidade Urbana: Integrando a Natureza na Cidade de Goiânia”. Com oficinas, jogos, apresentações acadêmicas e distribuição de mudas, a iniciativa reforçou o papel da UniAraguaia na conscientização ambiental.

Solidariedade e Conscientização em Ação

Por meio do projeto “UniAraguaia na Comunidade”, a faculdade se tornou ponto de coleta para doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, arrecadando roupas, alimentos e produtos de higiene. Como parte das ações do projeto, também foram entregues cestas básicas a 90 famílias em situação de vulnerabilidade em Aparecida de Goiânia. 

Além disso, estudantes de diversos cursos participaram da produção de podcasts e vídeos para o canal do youtube “Intervalo de Aula”, abordando temas importantes e promovendo conscientização e inclusão, fortalecendo o papel da UniAraguaia como agente transformador na sociedade.

Projeto “Animais, Sustentabilidade e Compromisso Social”

Este projeto engajou estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo que construíram casinhas recicláveis para pets. Essa iniciativa foi destaque na Jornada Científica 2024/2, que trouxe palestras, atividades práticas e discussões enriquecedoras sobre agropecuária e sustentabilidade, envolvendo os cursos de Psicologia, Educação Física, Direito, Engenharia Agronômica e os cursos de Licenciatura.

O evento também contou com a participação do Projeto Cura, que promoveu atividade sobre terapia assistida com animais, destacando os benefícios dessa prática para o bem-estar humano e animal. Essa iniciativa também arrecadou produtos destinados a abrigos e cuidadores de animais. 

Educação e Literatura em Destaque

Em parceria com o projeto “Nunca Desista dos Seus Sonhos”, do escritor Ricardo Cabello, a UniAraguaia promoveu a arrecadação de livros infantojuvenis para bibliotecas públicas em todo o Brasil. Simultaneamente, a obra As Aventuras de Billy, da professora Tatiana Carilly, foi utilizada em atividades que valorizaram a literatura, a arte e a educação ambiental. Em Arapiraca (AL), o trabalho foi coordenado pela professora Lúcia Ribeiro, na Escola Profª Maria Pastora de Melo e encantou a comunidade com apresentações de teatro, música e dança baseadas na obra, culminando em um desfile cívico que celebrou a emancipação da cidade.

Conscientização e Saúde

A programação de conscientização incluiu eventos como o “Vôlei na Rua”, realizado em parceria entre o Goiás Vôlei e o curso de Educação Física.  O Dia “D” da Saúde, que ocorreu na UniAraguaia com a participação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Educação Física, onde as atividades foram desde orientações sobre ISTs até vacinação contra gripe. Além disso, também foi realizado o Dia Mundial do Distúrbio dos Movimentos, em parceria com a Dra. Ana Moura e Aspark, por meio do projeto “Mãos que Vibram”. 

Essas ações reafirmam o compromisso da UniAraguaia com a transformação social, unindo o conhecimento acadêmico à prática em prol da comunidade. Por meio de iniciativas que promovem a inclusão, o cuidado com a saúde e a conscientização sobre temas relevantes, a instituição fortalece seu papel na formação de profissionais comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, saudável e inclusiva, capaz de gerar mudanças significativas e de contribuir para um futuro melhor.

Read Previous

Caminhada da UniAraguaia conscientiza sobre distúrbios dos movimentos

Read Next

Reitor da UniAraguaia destaca importância da tecnologia na educação durante abertura da 44ª Semana de Planejamento Pedagógico