UniAraguaia marca 2024 com ações inovadoras e impacto social transformador

Em 2024, o Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia) mais uma vez integrou ensino, pesquisa e extensão, promovendo ações inovadoras e transformadoras. Estudantes, professores e coordenadores uniram esforços em projetos que unem  teoria e prática, beneficiando a sociedade por meio de oficinas, palestras e eventos que abrangeram áreas da saúde, engenharias e ciências humanas. Confira os destaques do ano: 

Projeto “Mãos que Vibram: Um Olhar para o Parkinson”

Em parceria com o Núcleo Integrado de Atenção à Saúde (NIATS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Associação Parkinson Goiás (Aspark-GO), a UniAraguaia iniciou o projeto “Mãos que Vibram”. Coordenado pelo professor Adriano de Oliveira Andrade (UFU) e pela professora Tatiana Carilly (UniAraguaia), o projeto envolveu cursos de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Estética, que ofereceram atendimentos, eventos de conscientização e criação de canais de informação sobre o Parkinson. (Acesse o canal aqui).  

Sustentabilidade Urbana

Os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental Sanitária com o apoio do Conselho Regional de Biologia (CRBio), promoveram o evento “Sustentabilidade Urbana: Integrando a Natureza na Cidade de Goiânia”. Com oficinas, jogos, apresentações acadêmicas e distribuição de mudas, a iniciativa reforçou o papel da UniAraguaia na conscientização ambiental.

Solidariedade e Conscientização em Ação

Por meio do projeto “UniAraguaia na Comunidade”, a faculdade se tornou ponto de coleta para doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, arrecadando roupas, alimentos e produtos de higiene. Como parte das ações do projeto, também foram entregues cestas básicas a 90 famílias em situação de vulnerabilidade em Aparecida de Goiânia. 

Além disso, estudantes de diversos cursos participaram da produção de podcasts e vídeos para o canal do youtube “Intervalo de Aula”, abordando temas importantes e promovendo conscientização e inclusão, fortalecendo o papel da UniAraguaia como agente transformador na sociedade.

Projeto “Animais, Sustentabilidade e Compromisso Social”

Este projeto engajou estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo que construíram casinhas recicláveis para pets. Essa iniciativa foi destaque na Jornada Científica 2024/2, que trouxe palestras, atividades práticas e discussões enriquecedoras sobre agropecuária e sustentabilidade, envolvendo os cursos de Psicologia, Educação Física, Direito, Engenharia Agronômica e os cursos de Licenciatura.

O evento também contou com a participação do Projeto Cura, que promoveu atividade sobre terapia assistida com animais, destacando os benefícios dessa prática para o bem-estar humano e animal. Essa iniciativa também arrecadou produtos destinados a abrigos e cuidadores de animais. 

Educação e Literatura em Destaque

Em parceria com o projeto “Nunca Desista dos Seus Sonhos”, do escritor Ricardo Cabello, a UniAraguaia promoveu a arrecadação de livros infantojuvenis para bibliotecas públicas em todo o Brasil. Simultaneamente, a obra As Aventuras de Billy, da professora Tatiana Carilly, foi utilizada em atividades que valorizaram a literatura, a arte e a educação ambiental. Em Arapiraca (AL), o trabalho foi coordenado pela professora Lúcia Ribeiro, na Escola Profª Maria Pastora de Melo e encantou a comunidade com apresentações de teatro, música e dança baseadas na obra, culminando em um desfile cívico que celebrou a emancipação da cidade.

Conscientização e Saúde

A programação de conscientização incluiu eventos como o “Vôlei na Rua”, realizado em parceria entre o Goiás Vôlei e o curso de Educação Física.  O Dia “D” da Saúde, que ocorreu na UniAraguaia com a participação dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Educação Física, onde as atividades foram desde orientações sobre ISTs até vacinação contra gripe. Além disso, também foi realizado o Dia Mundial do Distúrbio dos Movimentos, em parceria com a Dra. Ana Moura e Aspark, por meio do projeto “Mãos que Vibram”. 

Essas ações reafirmam o compromisso da UniAraguaia com a transformação social, unindo o conhecimento acadêmico à prática em prol da comunidade. Por meio de iniciativas que promovem a inclusão, o cuidado com a saúde e a conscientização sobre temas relevantes, a instituição fortalece seu papel na formação de profissionais comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, saudável e inclusiva, capaz de gerar mudanças significativas e de contribuir para um futuro melhor.

Read Previous

Caminhada da UniAraguaia conscientiza sobre distúrbios dos movimentos