Redação: Handressa Simão
Edição: Ana Maria Morais
No dia 11 de maio, os alunos do curso de Direito do Centro Universitário Araguaia se reuniram no auditório da Unidade Bueno para a Jornada Científica, que teve como tema “Educação Ambiental, meio ambiente e a Terra”. A coordenação do curso de Direito, compartilhada pelos professores Hamilcar Costa e Ivana Lauria, disse que o objetivo foi fazer com que os alunos pudessem adquirir mais conhecimentos sobre as questões ambientais, para, assim, desenvolver algumas práticas para a conservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Ivna Lauria contou que o evento foi realizado em três etapas. Nos turnos matutino e noturno, no horário de aula, foi promovida a Gincana Jurídica, que foi feita pelo aplicativo Kahoot, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, usada como tecnologia educacional.
Os discentes assistiram aos documentários Walterschool (Escola d’Água) e Ilha das Flores e responderam a perguntas sobre eles em grupo. Ivna conta que, entre uma pergunta e outra, eram feitas as dinâmicas de gincana e os alunos respondiam pelo Kahoot. Os participantes do grupo que acertaram mais questões e responderam com mais agilidade, foram premiados com livros. A dinâmica do matutino foi comandada pelo professor Alexandre Pinheiro e no noturno pelos professores Camila Santiago e Ricardo Oliveira.
A outra etapa foi realizada à tarde, com o Workshop “O que você faz pelo meio ambiente? Um repensar ambiental”, coordenado pelas professoras Kelly Norões e Sara Cristina. Segundo a coordenadora, o workshop era aberto ao público e contou com a participação de mais de 60 alunos. Nesse período, foi feito um concurso de frases e os autores das melhores frases também ganharam livros.
Ivna fala sobre a escolha do tema para o evento, analisando que o desenvolvimento econômico e social é marcado por várias ações predatórias e desigualdades socioambientais que levam à desarmonia do ambiente. “Com isso, é importante todos terem uma reflexão interdisciplinar para compreender os saberes e as práticas coletivas que criam identidades, valores comuns, ações solidárias diante da valorização e reutilização dos recursos naturais”, conclui.
Confira alguns cliques do evento: