Redação: Thais Mundim
Edição: Ana Maria Morais
No dia 16 de fevereiro, às 10h30, a coordenação do curso de Psicologia do Centro Universitário Araguaia promoveu a palestra “Questões étnico-raciais: intersecções entre psicologia e comunicação”. Transmitido virtualmente pela plataforma Google Meet, o evento foi mediado pela professora Tainá Dal Bosco, coordenadora do curso, e teve a participação de Kayta Cristal Gouveia Cruz, psicóloga e integrante da ANPSINEP (Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es), e de Ludmila Pereira, professora dos cursos de Comunicação Social da UniAraguaia.
As palestrantes falaram sobre o racismo no contexto brasileiro e tiraram dúvidas relacionadas ao tópico que os alunos participantes tinham. “Essa é uma discussão muito importante para a formação de psicólogos, pois o curso de psicologia da UniAraguaia pretende somar na construção de uma psicologia antiracista, inclusiva e democrática. Então, ter essa discussão desde o início do curso é muito importante e colabora com o compromisso social da psicologia que queremos construir”, afirma a coordenadora Tainá, destacando a importância da instituição realizar eventos como este.
A live, oferecida gratuitamente, fez parte do Ciclo de Palestras do curso de Psicologia da UniAraguaia, cujo objetivo era apresentar detalhes do curso, corpo docente e entidades parceiras. Os alunos fizeram inscrição online para assistir a palestra e receberam certificado de horas extracurriculares.