Construindo profissionais: CAU/GO promoveu Aula Magna sobre planejamento urbano

O evento foi acompanhado pelo Youtube do Conselho por mais de 500 alunos e profissionais da Arquitetura e Urbanismo

Redação: Leonardo Belloni

Edição: Ana Maria Morais

“Dentro desse processo de releitura da nossa própria formação, sobretudo no momento em que estamos vivendo uma crise sanitária, precisamos avançar em relação à maneira de perceber a cidade, o locus urbano, a partir da compreensão de seus aspectos sociais econômicos, culturais, ambientais”,  afirmou, emocionado, o arquiteto e urbanista Humberto Kzure-Cerquera, na 16ª edição da Aula Magna do CAU/GO, realizada no último dia 24. Com o tema “Planejamento Urbano”, o evento foi amplamente divulgado pela Coordenação de arquitetura e urbanismo da Universidade Araguaia.

Acompanhado por mais de 500 pessoas, Humberto destacou a vasta produção brasileira em relação ao planejamento urbano. Pelo Youtube, estudantes, profissionais e curiosos puderam conhecer e aprender sobre a situação atual do país em relação ao tema, onde, segundo o arquiteto, “ainda estamos tateando a construção de mecanismos eficazes para que o planejamento, de fato, seja algo presente no cotidiano”.

Humberto Kzure, mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ e doutor em Urbanismo pela FAU/UFRJ, guiou sua aula com muita emoção, contextualizando a arquitetura junto ao período pandêmico que vivemos. “Hoje, nós vivemos a cidade como espetáculo, marcada por um consumismo exacerbado, cada vez mais desconectada das relações humanas naquilo que considero como o bem viver, através da proporção dos espaços do afeto e da inclusão social.” A Coordenação de Arquitetura e Urbanismo da Uni-Araguaia ressalta a fala de Humberto em relação à sensibilidade do arquiteto. “É importante mostrar para os jovens arquitetos que a urbanização das favelas também é um campo de trabalho importante, [..] É momento de cuidar, de perceber que temos uma função social como urbanistas. Enquanto Coordenação, estamos procurando não apenas formar profissionais, mas sim, transformadores.”

Imagem

Read Previous

Uma semana com muitos conceitos

Read Next

Curso de Pedagogia da UniAraguaia realiza solenidade de formatura de discentes do Estado de Alagoas