Por: Giovanna Lyssa
Projeto de extensão da Uniaraguaia tem o objetivo de unir conhecimento e ação por meio do trabalho voluntário de alunos em um mutirão de serviços à comunidades carentes.
A 2° edição do projeto Uniaraguaia na Comunidade, foi realizada no dia 28 de Outubro, a ação sediada no EMEI Prof. Wilsonina de Fátima é uma parceria do Centro Universitário Araguaia com a Cufa Aparecida de Goiânia.
O evento reuniu professores e estudantes dos cursos de Psicologia, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Direito, Estética e Cosmética, bem como as Engenharias Agronômica, Ambiental, Sanitária e Civil em um mutirão de serviços gratuitos com o objetivo de levar informação e cuidados à comunidade do Bairro Independência Mansões.
Além dos atendimentos nas diversas áreas citadas acima, também foram realizadas doações de roupas, cestas básicas, absorventes e mudas para a plantação de hortas familiares.
Projeto de Extensão e Comunidade
De acordo com Ronaldo Rosa, coordenador do Núcleo de Extensão Pesquisa e Pós Graduação (NEPPG) da Uniaraguaia, o evento contribui para a manutenção da relação necessária entre o meio acadêmico e a sociedade.
O evento Uniaraguaia na Comunidade é muito importante por ser um trabalho de extensão que visa aproximar o centro universitário das comunidades próximas, levando o conhecimento produzido pela instituição para as pessoas e comunidades carentes. Então essa é a importância dos eventos de extensão, aproximar a comunidade da universidade
Ronaldo Rosa
O coordenador também contou alguns detalhes da organização do evento
O Uniaraguaia na Comunidade está na segunda edição e já cresceu muito. Foram cerca de 800 pessoas transitando para o local entre atendimento, doação de roupas, cursos, e confecção de currículos. Esse número perpassa também pelos professores e alunos.
Ronaldo Rosa
Uma das novidades do evento deste ano foi a participação dos cursos de Engenharia Agronômica, Ambiental, Sanitária e Civil. Trazendo minicursos como o Terra-cor, que convocava o pessoal da comunidade Independência Mansões a colocar a “mão na massa” ou melhor a “mão na argila” para aprender a fazer tinta .
Para saber mais sobre essa e outras atividades do evento, clique no link abaixo e ouça a entrevista com o coordenador Fernando Ucker, responsável pela pasta das Engenharias da Uniaraguaia.