Música havia sido gravada em 1978 | Foto: Nationaal Archief
Evandro Carlos, Stanley Brenner, Melissa Brito
53 anos depois da separação da banda, os Beatles lançaram uma nova música nesta quinta-feira, 2, com a ajuda de Inteligência Artificial. A música “Now and Then”, de John Lennon, foi escrita e gravada em 1978 e foi concluída por Ringo Starr, Paul McCartney e pelo cineasta Peter Jackson.
A produção da música tinha sido engavetada após o assassinato de Lennon. No entanto, 20 anos depois, Yoko Ono, ex-esposa do artista, enviou as gravações feitas pelo músico para Paul e Ringo. Ambos tentaram restaurar a música, mas devido a uma espécie de ruído caseiro, nunca foi possível e o projeto foi abandonado.
No entanto, após o lançamento do documentário “The Beatles: Get Back”, lançado em 2021 na Disney+, dirigido e produzido pelo renomado cineasta Peter Jackson (Trilogia Senhor dos Anéis), uma nova esperança foi despertada. Isso porque, através da ajuda de inteligência artificial, diversas gravações do grupo foram restauradas em uma ótima qualidade de imagem e áudio.
A tecnologia permitiu a capacidade de separar diferentes elementos da gravação mono original. McCartney comparou o processo a isolar diferentes ingredientes de um cozido.
“Você tem todas as batatas, cenouras e tudo mais no prato, e você decide ‘quero tirar essas coisas’. Agora, você pode tirar as cenouras e as batatas e colocá-las de volta em sua forma original”, explica Paul.
Depois de aplicar esta nova tecnologia à gravação, “lá estava a voz de John, cristalina”, conta McCartney. Em seguida, os dois Beatles vivos concluíram a música no ano passado, incluindo as gravações de violão e guitarra elétrica de George Harrison feitas em 1995, os vocais e a bateria de Ringo, e o baixo, piano e um solo de guitarra de McCartney.
Um curta-documentário foi publicado no Youtube no dia 1 de novembro detalhando o processo de construção e restauração da música.
Os dois Beatles vivos concluíram “Now and Then” no ano passado, incluindo a parte de violão e guitarra elétrica que George Harrison havia gravado em 1995, os vocais de Ringo e o baixo, piano e um solo de guitarra de McCartney.
O baterista de 83 anos disse que o processo foi “o mais próximo que chegaremos de tê-lo (Lennon) de volta e foi muito emocionante para nós”. “Foi como se John estivesse lá. Foi fantástico”, declarou.
Veja o vídeoclipe da música “Now and Then”:
Os Beatles também lançaram um mix de “Love me Do” no dia 2 de novembro. A música foi lançada em 1962, considerada o primeiro single da banda.
O lançamento da música dividiu opiniões nas redes sociais, muitos fãs demonstraram preocupação de que a voz de John Lennon pudesse ser clonada com o uso da tecnologia. No entanto, Paul McCartney através do aplicativo “X” manifestou que nenhum elemento da canção foi criado artificialmente ou sinteticamente, já que o recurso foi utilizado apenas para extrair a voz verdadeira de Lennon do áudio original.