Vegetarianismo, veganismo, pescetarianismo, crudivorismo… Estas são algumas das preferências alimentares que têm ganhado cada vez mais adeptos. Saiba um pouco mais sobre elas
Redação: Plínia Ferreira
Edição: Ana Maria Morais
Há diferentes preferências alimentares. As mais faladas atualmente são as alimentações vegetarianas e veganas , que apesar de terem nomes similares são diferentes. O site https://www.qgjeitinhocaseiro.com/ trouxe uma matéria explicativa sobre o que é cada uma: vegetarianismo é um tipo de alimentação no qual as pessoas não se alimentam de nenhum tipo de carne, já os adeptos do veganismo não comem nem utilizam nada de origem animal.
Na alimentação vegetariana existem subdivisões, como a ovolactovegetarianismo, na qual são permitidos ovos, laticínios e mel. Há também o pescetarianismo, cujos adeptos se alimentam de peixes, frutos do mar, ovos, lacticínios, frutas e cerais. No crudiovismo, a alimentação é totalmente feita com saladas e ingredientes crus. Os crudívoros também se alimentam de açaí e alguns tipos de grãos. Já quem é adepto do frugivorismo come tudo que crudívoros comem, exceto castanhas e cereais.
Para acompanhar o aumento dos gostos alimentares surgiu um novo mercado para atender esse público, que só cresce a cada dia. Lojas de produtos naturais, restaurantes veganos, feiras veganas e supermercados estão se adaptando e vendendo novos itens para as alimentações mais especificas, o que acaba, também, movimentando a economia.
É importante lembra que antes de fazer uma alteração de dieta alimentar, deve-se procurar um nutricionista, uma vez que, ao deixar de consumir certos alimentos, é preciso repor as vitaminas perdidas, além de procurar consumir alimentos que ajudem a repor as energias. Para isso, nada melhor que buscar orientação de um profissional.