Redação: Plínia Ferreira
Edição: Ana Maria Morais
No dia 12 de março o curso de Pedagogia promoveu um evento que teve como tema “Os desafios e possibilidades na Educação de Jovens e Adultos: a experiência no Município de Senador Canedo”. A convidada do evento foi a professora Maria do Carmo Teixeira, que está nessa modalidade da educação há 27 anos e atualmente é gerente de Educação de Jovens e Adultos em Senador Canedo. A palestra teve como mediadora a professora da UniAraguaia Ruskaia Fernandes Mendonça, mestra em Educação.
A frase que deu início ao evento foi “uma história de grandes desafios”. Maria do Carmo destacou que embora a educação de jovens e adultos sempre tenha enfrentado dificuldades e resistências, ela acredita que a educação faz diferença na vida das pessoas. Segundo ela, há oito escolas municipais com a modalidade EJA, que funcionam no período noturno.
Após uma análise da situação dessas escolas, feita por sua equipe, chegou-se à conclusão que o aluno tem que se sentir confortável, tem que querer continuar na escola, e que isso depende muito dos professores, que devem entender que a escuta é uma parte importante do processo, que é preciso olhar nos olhos do aluno e provocar um encantamento em relação à sala de aula. “Essa modalidade educacional exige a importância do acolhimento, afetividade, exige a necessidade de um diagnóstico para evitar o abandono escolar, a permanência, só por meio do acolhimento”, comenta.