Alunos de gastronomia homenageiam professores. Foto: Bruno Machado.
Alunos da gastronomia utilizam suas habilidades para realizar pratos em comemoração ao dia dos professores
Texto e Foto: Bruno Machado
Edição: Vinícius Marques
Alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Araguaia, apresentam lanche em homenagem ao dia dos professores. O encontro aconteceu nesta quinta-feira 17, na sala dos docentes da instituição. Os homenageados foram servidos com bolos de cenoura com cobertura de chocolate, focaccias com cobertura de doce de leite, pães tradicionais recheados e ante pastas de berinjela.
A realização contou com a participação da Coordenadora Titular Mestre Anna Paula Gomes e o coordenador adjunto Alessandro Silva e professora Ma. Amanda Magalhães e os alunos Verena Oliveira, Celson da Silva, Maria Tomazia, Mateus Guimarães, Vinício Santos, Amanda Albuquerque.
A comemoração é um agradecimento aos professores cuja a realização profissional é o crescimento pessoal de seus alunos. Foram utilizadas técnicas de habilidades básicas de confeitaria e panificação.
A coordenadora titular Anna Paula conta como foi a homenagem. “É uma alegria imensa, ver o crescimento de cada um, acompanhando do início a evolução técnica, até o amor que eles têm pela gastronomia, então, perceber que os alunos são apaixonados pela profissão que escolheram é sim muito gratificante. E Hoje é um dia maravilhoso que meus alunos prepararam um lanche feito com muito carinho para confraternizar esse momento de muita felicidade que é o dia dos professores”.
Segundo Anna Paula. “È um curso novo na instituição que está na terceira turma, e um curso relativamente rápido, o curso propõe uma experiência dentro da gastronomia”. A professora acredita que a parte teórica é muito importante para fundamentação em um curso que alunos são expostos mais a prática do que a parte teórica. E aposta que seus alunos vão ter contato com experiências novas na prática de produzir alimentos da alta gastronomia como também alimentos mais simples com toda técnica que a gastronomia exige.
De acordo com a coordenadora titular da Faculdade Araguaia os seus alunos tem à disposição, laboratórios de gastronomia, um restaurante didático, uma confeitaria para elaborar trabalhos em confeitaria e panificação, dois laboratórios de cozinha que são cozinha 1 e cozinha 2 quente, e um laboratório de bebidas onde os alunos tanto conseguem fazer as partes práticas como também os próprios eventos feitos no próprio curso.
Verena aluna do terceiro período do curso de gastronomia diz. “Somos desafiados a fazer pratos que não conhecemos, a ideia é nos desafiar a subir um degrau a cada passo dado nas experiências vividas nos laboratórios”.
“Eu acredito que incentiva a buscar um espaço, que apresenta suas origens, das origens se busca as referências e dessas, buscamos inspirar os pratos para desenvolver as técnicas gastronômicas, sempre com muita harmonia.” A estudante comenta seu dia a dia na instituição. “Sou completamente acolhida pelo corpo docente da Faculdade Araguaia e considero os professores como meus amigos e o espaço de estudo como minha sua segunda casa. A coordenação é um lar onde a qualquer momento eu posso chegar pedir ajuda conversar posso sanar dúvidas. Nós temos o total apoio dos professores”.
A estudante do 3º período de Gastronomia foi professora durante dez anos, e sempre cultivou essa vontade de ser chefe de cozinha, que ela descreve como uma luz que habitava e sempre tocava seu coração. “Eu que sempre preparava os almoços de encontro de família a pessoa que toma a frente das festas então eu sempre gostei sempre tive vontade de realizar esse sonho e, quando surgiu a oportunidade de colocar esse curso em prática na Faculdade Araguaia, eu espelhei todos os meus sonhos em me tornar uma grande chefe de cozinha com a ajuda da instituição”. Afirma a estudante Verena Oliveira.