Medida Provisória, filme de Lázaro Ramos, foi escolhido para a sessão | Foto: Uniaraguaia
A Coordenação dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Araguaia (Uniaraguaia) realiza a segunda sessão XVII Cineclube Araguaia, no dia 24 de novembro, das 8h30 às 11h30, na Sala de Atos da Unidade Bueno. No evento, será exibido o documentário Medida Provisória, seguido de debate com os professores Eduardo de Ávila, Márcia Pimenta e a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Viviane Maia.
O filme, dirigido pelo premiado Lázaro Ramos e com 1h e 41 min de duração, conta sobre uma realidade distópica em que o governo brasileiro, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, decreta uma medida polêmica. A vida do casal formado pela médica Capitú e pelo advogado Antonio, juntamente com seu primo, o jornalista André, é profundamente afetada por essa determinação, gerando reflexões e desafios diante das complexidades sociais e individuais que surgem a partir desse contexto.
A escolha do filme é em homenagem ao dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Na ocasião, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda realizaram um debate a respeito do tema com convidadas especialistas. A coordenadora, Viviane Maia, comenta sobre a relevância desse evento.
“As diretrizes do Ministério da Educação (MEC) definem que o Centro Universitário deve tratar de questões relacionadas a questões raciais, africanas e indígenas. Isso é preconizado como uma função do ensino superior. Além disso, vivemos numa realidade de racismo estrutural. É preciso discutir o racismo; ainda precisamos discutir políticas de inclusão. Existe um caminho a ser percorrido para que haja essa inclusão, para que lutemos contra o racismo”, explica a coordenadora.
Serviço
Segunda sessão do XVII Cineclube Araguaia
Quando: 24/11, das 8h30 às 11h30
Onde: Sala de Atos da Unidade Bueno
Entrada Franca
Informações: coordpublicidade@uniaraguaia.edu.br Exibição do filme Medida Provisória seguido por debates com os professores Eduardo de Ávila, Márcia Pimenta e Viviane Maia