Novidade do projeto de extensão é a participação de estudantes em mesa de debates, com um professor mediador da Araguaia e um convidado
Texto: Jairo Menezes
Edição: Profa. Viviane Maia
Empreendedorismo, criatividade, muito esforço e objetividade são os motes principais do próximo filme apresentado no projeto de extensão Cineclube Araguaia. A exibição de Piratas do Vale do Silício (EUA, 1999), será nesta terça-feira, 17/10, às 18h30, no auditório Bueno da Faculdade. Para quem tem em mente ser dono do próprio negócio, a oportunidade é perfeita. A mediação fica por conta do professor e publicitário Rodrigo Ferreira, que ministra aulas de Empreendedorismo, entre outras disciplinas nos cursos de Comunicação da Faculdade Araguaia.
Professor convidado é o Doutor pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Wagner Bandeira da Silva, que coordena a pós-graduação em Inovação em Mídias Interativas da UFG. “A ideia de convidar o professor Wagner Bandeira surgiu pela proximidade que ele tem com essa temática, e por acreditar que ele vai somar muito em estar conosco nessa noite, já que estamos estudando os novos modelos de negócio em comunicação”, diz o professor Rodrigo Ferreira.
Além do convidado externo, mais dois alunos de 6º período – um de Jornalismo e outro de Publicidade e Propaganda, respectivamente Jairo Menezes e Michel Marques – participarão como debatedores. Esta é uma das novidades desta sétima edição do Cineclube Araguaia. O filme Piratas do Vale do Silício é o terceiro a ser exibido neste semestre. Vale destacar que o evento é gratuito e aberto à comunidade em geral.
O FILME
Piratas do Vale do Silício (EUA, 1999) nem chegou a passar pelos cinemas, foi direto para exibição nas televisões. Conta a história do desafio de empreender num mercado promissor, mas que era desconhecido por maioria das pessoas que viviam à época que se passa a trama, na década de 1970. A informática não era algo comum por pessoas normais, mas foi criada e desenvolvida por uma única empresa; tornar-se o concorrente dela era um desafio. Até que um jovem empreendeu e pensou além.
Como foi criado o produto logo depois de o criador sair do ambiente acadêmico, como o público alvo teve acesso a ele, e como o concorrente do grande empresário pioneiro se tornou o homem mais rico do mundo são respostas que todos conseguirão ter logo após essa exibição.
O PROJETO
A ideia de criar o projeto de extensão Cineclube Araguaia surgiu durante o planejamento acadêmico de 2014/2, por sugestão dos professores Frederico Carvalho, Juliana Junqueira e Viviane Maia. A ideia era discutir questões trabalhadas em sala de aula para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além de trazer à tona questões atuais, pautados sempre pelo assunto norteador do semestre.
Em 2017/2, na sétima edição, o projeto foi intitulado Empreendedorismo na Telona. A proporção foi tão grande, que se tronou uma das principais atividades de extensão dos cursos. “Sempre buscamos inovar, e nesse semestre teremos as mesas de debates, que contarão com alunos de Publicidade e Propaganda e também de Jornalismo”, acrescenta a coordenadora dos cursos Viviane Maia.
FICHA TÉCNICA
FILME: Piratas Do Vale do Silício (Pirates of Silicon) https://www.youtube.com/watch?v=zqrElTpdm78
GÊNERO: Drama
ANO: 1999
ORIGEM: Estados Unidos da América
DIREÇÃO: Martyn Burke
ELENCO: Anthony Michael Hall, Noah Wyle, Bodhi Elfman, Joey Slotnick, John Di Maggio, Josh Hopkins, Gema Zamprogna, Allan Royal.
DURAÇÃO: 95min
SERVIÇO
QUE? 7ª Edição do Projeto de Extensão Cineclube Araguaia
ONDE? Auditório da Faculdade Araguaia (unidade Bueno)
QUANDO? 17/10/2017, às 18h30
POR QUÊ? Oportunidade de aprender sobre empreendedorismo
COMO? Exibição de filme seguida de debate
PARA QUEM? Alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo e comunidade em geral
ENTRADA FRANCA