Os alunos do curso de Jornalismo da UniAraguaia realizaram uma entrevista coletiva com o autor goiano Ricardo Cabello, um jovem que tem inspirado pessoas de todas as idades em Goiás e em outras regiões do Brasil e no exterior.
Ricardinho, como gosta de ser chamado, é natural de Britânia-GO e encontrou na literatura um refúgio. Ele conta que por volta dos 10 anos, sofria bullying na escola e nunca era inserido nos grupos de amigos. Foi então que ele encontrou na biblioteca a chave para mudar sua vida, dedicando-se diariamente à leitura de livros diversos e adquirindo cada vez mais conhecimento.
Com o tempo, Ricardinho foi conquistando o respeito de todos por meio de suas notas e participação durante as aulas. Por sua excelente redação, ele se destacou na sala e posteriormente na escola.
No intuito de ajudar outras crianças a terem acesso ao conhecimento, Ricardinho começou a incluí-las em seu grupo na biblioteca e levá-las para ler e estudar. Foi em um desses momentos que ele abriu um livro que mudou sua vida novamente, mostrando a ele a importância de ajudar o próximo e fazer a diferença na vida das pessoas. Morando na Irlanda e realizando seus sonhos e de sua família, Ricardinho agora dedica-se a realizar os sonhos daqueles que mais precisam.
O autor acredita que sua missão de vida é “criar e distribuir bibliotecas em instituições de ensino públicas, incentivando o hábito da leitura e contribuindo para a formação de novos leitores e cidadãos críticos e conscientes”. Ele distribui caixas em acrílico em shoppings, escolas particulares, supermercados e academias, para a aquisição de livros literários que serão doados às instituições que não possuem biblioteca.
Ricardo também é autor do livro “Nunca Desista dos Seus Sonhos”. Ao longo das páginas, Ricardo Cabello conta a trajetória de amigos que desde pequenos, sempre lutaram pela inclusão, respeito e amizade, com o objetivo de mostrar às outras crianças o poder de acreditar na educação e nos próprios sonhos.
“Amizades que transformam nos resgata de sonhos antigos de criança para sonhar em um mundo totalmente real e possível! Basta acreditar“, conta o autor.
E são muitas aventuras vividas por uma turma de amigos nada iguais! Afinal, o legal é ser diferente! E Ricardinho enfrenta grandes dilemas para incluir os amigos e vencer o preconceito e as contradições que aparecem.
Em uma história repleta de aventuras, coragem, amor e reciprocidade, o auto nos conta sobre a infância e o poder de sonhar e lutar por seus sonhos
Projeto Nunca Desista dos Seus Sonhos
Em 2015, Ricardo, deu inicio ao projeto “Nunca Desista dos Seus Sonhos”, que tem como objetivo instalar bibliotecas comunitárias em todo o estado de Goiás. Segundo o autor, suas ações já resultaram em ” mais de 20 bibliotecas montadas”. Ele afirma que com o projeto “Nunca Desista dos Seus Sonhos”, a meta é continuar transformando vidas por meio da leitura e da doação de cestas básicas para quem mais precisa.
O projeto disponibiliza caixas de MDF verdes e personalizadas como pontos de coleta oficiais de livros infantis espalhadas em todo o estado de Goiás. O trabalho é realizado com a ajuda de voluntários. empreendedores e empresas. Por meio das suas redes sociais, Ricardo divulga as ações. O projeto também recebe apoio de varios artistas como, o cantor Felipe Araújo e o humorista Carlinhos Maia.
O autor destaca que por trás de cada biblioteca, há um trabalho realizado toda semana, que envolve toda comunidade escolar, onde as crianças levam os livros para casa a fim de ter uma leitura conjunta com a família e na semana seguinte eles debatem os livros em sala de aula, junto com os colegas.
Além de dar condições a crianças que não tem condições de comprar livros, o autor estimula a leitura entre pais e filhos. “Como fundador do Projeto Social Nunca Desista dos Seus Sonhos, minha principal missão é mostrar às crianças e adolescentes esse poder transformador dos livros e da educação, mostrar que é possível reverter o destino e criar sua própria história!”, conta Ricardo.
Como ajudar?
Para ser um ponto de coleta de doação de livros infantis para o projeto do Ricardo Cabello, basta acessar as redes sociais oficiais. Todo o suporte é fornecido pelo projeto e não há requisitos mínimos para ser um ponto de coleta oficial. Mais informaçoes: www.nuncadesistadosseussonhos.com.br.
* Texto escrito pelas estudantes de jornalismo, Danielle Assis e Isabella de Fátima.