Redação: Raquel Moura
Edição: Ana Maria Morais
Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UniAraguaia realizam na próxima quinta – feira, dia 18, o V Seminário da Consciência Negra: Comunicação e Negritude, alinhado à pauta norteadora do semestre: Comunicação, Arte e Resistência . O seminário será apresentado no turno matutino e noturno, com a mediação da professora dos Cursos de Comunicação, Ludmila Almeida. Para debater o tema, o evento contará com Ana Paula Oliveira, mestranda em História pela UnB e ativista do movimento negro e de mulheres negras; Eduarda Nunes, jornalista, repórter do Favela em Pauta e coordenadora de conteúdo da Agencia Retruco, de Pernambuco; Fátima Tertuliano, estudante de jornalismo, quilombola Kalunga; e Frei Paulo Cantanhede, doutor em Educação, Frade dominicano e professor na UEG.
É celebrado no dia 20 de novembro o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, uma referência à morte de Zumbi de Palmares, negro pernambucano que nasceu livre e foi escravizado aos seis anos de idade. Foi líder do Quilombo dos Palmares e morto em 1695 na região de Alagoas. Sua vida foi marcada pela luta contra a escravidão que terminou oficialmente 190 anos após sua morte — no dia 13 de maio de 1888 com a Lei Áurea. O Dia da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Fala também sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira. A data foi decretada como feriado em mais de mil cidades brasileiras.
A acadêmica do Curso de Publicidade e Propaganda da Instituição, Larissa Geovana, destaca a importância do evento: “A promoção desse evento pela faculdade é de extrema importância, pois é aqui que nos formamos como profissionais. Como futuros comunicólogos e agentes sociais, precisamos ter contato com esse tema e discussão diariamente, principalmente para ser resistência neste país”.
O evento será destinado aos alunos dos Cursos de Comunicação, aos demais estudantes dos outros cursos da instituição e também será aberto ao público em geral.
O Seminário acontece de forma remota, via Google Meet, no dia 18 de novembro, as 8h30 no matutino, e as 18h30 no noturno. O link será disponibilizado nas redes sociais dos cursos de Comunicação da UniAraguaia.