Redação: Plínia Ferreira
Edição: Ana Maria Morais
A VIII Semana de Educação do Curso de Pedagogia ocorre de 25 a 28 de maio, com o tema central “Pedagogia: A Práxis Pedagógica em Foco”. O evento é gratuito e será transmitido via Google meet. A abertura do evento será amanhã, 25 maio, às 19 horas, com uma palestra que abordará o tema central do evento, com a professora Liliane Barros de Almeida, doutora e mestra em educação, pedagoga docente da UFG e da PUC; e com mediação da professora Rita Cassia Del Bianco, diretora pedagógica da UniAraguaia, que é também mestra em educação. Os temas abordados no evento abrangem desde a educação infantil até o ensino fundamental e incluem as mudanças nas políticas públicas na formação de professores. Confira a programação.
Conferência de abertura
25 de maio
19h – 22h
Pedagogia: a práxis pedagógica em foco
Palestrante: Dra. Liliane Barros de Almeida
Mediadora: Ma. Rita Del Bianco
26 de maio
08h30 – 11h
O ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Palestrantes: Ma. Carina Daiana Binsfeld
Ma. Maiara Luísa Klein
Mediadora: Ma. Mayline Regina Silva
19h – 22h
O Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Palestrantes: Dra. Flávia Pereira Lima
Mediador: Ms. Leandro Vasconcelos Baptista
27 de maio
08h30 – 11h
A avaliação da aprendizagem: uma categoria do trabalho pedagógico
Palestrantes: Ma. Líviam Santana Fontes
Mediador: Dr. José Firmino Neto
19h – 22h
Perspectivas e desafios da educação nos museus na contemporaneidade
Palestrantes: Dr. Pablo Fabião Lisboa
Mediador: Ma. Isabela de Freitas Morais
28 de maio
08h30 – 11h
O brincar heurístico na educação infantil: uma prática para desemparedar a primeiríssima infância
Palestrantes: Ms. Clemerson Elder Trindade Ramos
Mediador: Ma. Lorena Borges
19h – 22h
Comunicação Oral – Apresentação de Trabalhos
GT 01 – Práxis Pedagógica na Educação Infantil
Mediadoras : Ma. Ester Lopes
Debatedor: Ma. Letícia Borges da Costa
Esse GT tem por objetivo discutir a práxis pedagógica no contexto da Educação Infantil. Entende-se que essa práxis abrange o conjunto de ações assumidas pelo professor, a partir de suas concepções de criança, de professor, de sociedade, de educação de aprendizagem e desenvolvimento. Portanto, este GT visa dialogar com os diferentes sujeitos professores, pesquisadores e estudantes que primam pela discussão da educação multifacética das crianças menores de 6 anos de idade.
GT 02 – Práxis Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos
Mediadoras : Dra. Sandra Oliveira e Ma. Ana Paula Fuzo
Debatedor: Ma. Beatriz Guimarães da Mata
O GT Educação de Jovens e Adultos tem o objetivo de dialogar sobre as práticas pedagógicas tendo em vista o referencial teórico de Paulo Freire. A proposta é problematizar o contexto das práticas voltadas para o sujeito da EJA e suas especificidades evidenciando a emancipação dos mesmos e superação das desigualdades e exclusão. No bojo das apresentações serão evidenciadas as metodologias de forma a relacioná-las com o tema gerador e as representações dos problemas vivenciados pela realidade de jovens e adultos (GOUVEIA, 1996).
GT 03 – Práxis Pedagógica no Ensino fundamental
Mediadores: Dr. José Neto e Me. Leandro Vasconcelos
Debatedor: Dra. Aline Neves Vieira de Santana
Esse GT tem por objetivo discutir a práxis pedagógica no contexto da Educação Infantil. Entende-se que essa práxis abrange o conjunto de ações assumidas pelo professor, a partir de suas concepções de criança, de professor, de sociedade, de educação, de criança, de aprendizagem e desenvolvimento. Portanto, este GT visa dialogar com os diferentes sujeitos professores, pesquisadores e estudantes que primam pela discussão da educação multifacética das crianças menores de 6 anos de idade.
GT 04 – Políticas Educacionais para a Formação de Professores
Mediadores: Ma. Ruskaia Fernandes
Debatedor: Dr. Antônio Evaldo Oliveira
Esse GT objetiva discutir acerca das políticas educacionais para a formação de professores no Brasil. A proposta é analisar a repercussão e os impactos das políticas públicas nos cursos de licenciatura, observando os reflexos na qualidade da formação de professores. Dessa forma, o GT objetiva compreender como as mudanças promovidas no âmbito das políticas públicas estão promovendo mudanças no campo educacional.