Foto: reprodução
Duas alunas da rede pública estadual de Anápolis, Goiás, foram premiadas em Pomerode, Santa Catarina, durante um dos mais importantes eventos de iniciação científica do Brasil. As estudantes competiram com mais de 380 projetos de diversas partes do país e conquistaram o prêmio na categoria de Promoção da Iniciação Científica.
O projeto das alunas, que visa avaliar os impactos negativos do uso de agrotóxicos no meio ambiente, foi desenvolvido no Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) de Anápolis. Caroline de Carvalho Lacerda e Gabriela Clícia Nascimento Melo da Silva foram acompanhadas pelo professor orientador Pedro Paulino Borges durante a apresentação na IX Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC).
Segundo o professor Pedro Paulino, as alunas perceberam que a educação é uma oportunidade essencial para conhecer novas culturas, folclores e costumes. Ele ressaltou que, por meio da educação, as estudantes podem contribuir para uma vida digna, tanto para si mesmas quanto para a sociedade brasileira. Uma das alunas, que nunca havia saído de Goiás, teve a chance de viajar a Pomerode em função do projeto. O professor também enfatizou que o conhecimento adquirido através da educação abre portas para grandes transformações na vida das pessoas.
Texto: Heli Monteiro | Estágio Supervisionado