A Faculdade Araguaia, FARA, foi instituída em Goiânia em 2001. Uma faculdade jovem, com menos de 15 anos de história e que já formou vários profissionais conceituados no mercado atual. Em suas duas unidades contém cursos de graduação, no período noturno, e pós-graduação lato sensu, aos sábados. É uma instituição inovadora, voltada para o desenvolvimento intelectual de seus estudantes. Na unidade do Centro, funcionam os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia. Já na unidade Bueno, Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado com ênfase em saúde), Engenharia Ambiental, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Educação Física (licenciatura), e agora, pensando em atender às necessidades da comunidade, em relação a cursos oferecidos, a faculdade trás novas modalidades de graduação como: Engenharia Civil, Educação Física, na modalidade bacharelado e Gestão Comercial. Pós graduações também estão na nova grade, como: MBA Agronegócio Sustentável, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Negócios, Controladoria e Finanças Corporativas e Artes Visuais com Ênfase em Arte e Educação.
A instituição visa a interação entre alunos e educadores através da ética, formada nos valores e na interação entre ambos. Nessa interação a faculdade busca unificar pessoas, com a oferta de descontos diferenciados. Os valores são mais acessíveis em comparação com outras faculdades, bolsas de estudos de programas sociais, Prouni (Programa Universidade Para Todos), Fies ( Financiamento Estudantil) e Ovg (Organização das Voluntárias de Goiás), através de parcerias com o governo federal e o governo estadual.
De acordo Fernando Donato, especialista em educação, os novos cursos trazem benefício para o cenário de trabalho do país. “O mercado de trabalho brasileiro tem um contraste enorme entre uma grande oferta de emprego e uma grande quantidade de pessoas desocupadas, que não ocupam essas vagas por não ter uma qualificação”. O coordenador da faculdade, Rubens Tavares Reis, afirma os interesses da faculdade. “Tendo como foco a educação e a qualificação de profissionais críticos, criativos e competentes, a Fara busca disponibilizar serviços de qualidade para todo o corpo docente e para toda a comunidade. Com uma visão diferenciada, pretendemos ampliar seus conceitos educativos resultando em profissionais inseridos no contexto social. Promove o ensino de forma eficiente e com a qualidade necessária ao bom desempenho profissional dos alunos para que, de modo competente e ético, possam desenvolver seus projetos de vida como cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades sociais”, diz o coordenador.
Para o estudante do primeiro período de Engenharia Civil, Cristiano Bernardes, a instituição conta com profissionais capacitados e que a faculdade pode tornar referência. “Estou no primeiro período de engenharia de civil. Quando iniciei o curso, conheci muita gente que já atualmente estão sem estudar e acredito que não é por conta de valores, nem por falta de capacidade, mas por falta de se empenhar mais. A faculdade disponibiliza descontos muito bons e um corpo de professores realmente habilitados. E creio que daqui alguns anos a faculdade possa se tornar referência no ensino em Goiás”, afirma o jovem.
Kaline Cardoso Lima, estudante de Jornalismo do 6 º período